CONSPIRAÇÃO RELIGIOSA


“Deus, obrigado, porque tudo o que você escreveu no Antigo e no Novo Testamento é para repreensão, para edificação, para nos edificar na fé, ó Deus. Obrigado, Senhor, porque não somos ignorantes quanto às artimanhas do inimigo. Não daremos por garantida a sua Palavra, as suas advertências, a sua salvação. Vamos nos acordar com um coração reto, Pai. Daremos ouvidos à Palavra de Deus e a seguiremos. Não estaremos apenas ovindo Sua Palavra, mas também seremos praticantes dela. Podemos ler a Palavra de Deus todos os dias, mas se não prestarmos atenção aos avisos sempre caminharemos derrotados. Você nos deu poder para sermos vencedores deste mundo maligno e sombrio.”

Superar não é fácil, mas fica mais difícil ainda quando nos entregamos aos nossos desejos e luxúrias. A que você está se entregando? Às suas próprias artimanhas, seu próprio coração, seu próprio caminho ou você está se entregando à Palavra de Deus? Você está comendo a Palavra Dele? Sempre há dois lados da história. De que lado você vai ficar? O lado onde reina a Verdade ou onde reina a mentira? Às vezes pensamos que só porque Deus é amor, Deus ama tudo o que fazemos. E nós nos justificamos, “Bem, somos apenas humanos”. Mas não, precisamos ouvir a Palavra de Deus e tremer para que possamos ser considerados dignos Dele, uns dos outros, dignos da cruz, dignos de sermos chamados filhos e filhas de Deus.

“Enquanto isso ajuntou-se uma multidao de inúmeras pessoas, de tal modo que pisoteavam umas as outras, e ele comecou a dizer primeiro aos seus discipulos: cuidado com o fermento dos fariseus que é a hipocrisia. Porque não há nada encoberto que não seja revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido. Portanto tudo o que em trevas falastes, será ouvido na luz e o que nos quartos tiverdes falado nos ouvidos, será proclamado dos telhados.” Lucas 12:1-3 

Esta mensagem é chamada de Conspiração Religiosa. Eu fico imaginando quantas vezes Jesus viu tantas coisas que não estavam certas, mas Ele nunca fez questão de tratá-las antes que chegasse a hora certa. Jesus não é assim ou daquele jeito que pensamos. Não. Jesus é exatamente como a Palavra que temos. E começamos a receber Sua graça e Sua bondade em vão. O diabo entra porque pensamos que Deus mudou, quando Ele não mudou. A Bíblia diz: Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13:8). Ele nunca muda. Deus quer nos mudar, mas o diabo quer nos mudar também. Todos nós mudamos. Mas quem está mudando você? Deus ou o diabo? Você está sendo transformado à imagem Dele ou à imagem da besta? Você está se tornando como Cristo ou como anticristo? Se você está indo contra a Palavra, lembre-se: A Palavra é Deus, Jesus foi a Palavra que se fez carne, então isso significa que você está se tornando anticristo.

Como caímos em uma conspiração religiosa? Permanecendo abertos a qualquer oportunidade para o orgulho entrar. Não sejamos ignorantes. Mesmo num gesto zombeteiro podemos ver o leviatã se aproximando. Algumas pessoas não dizem uma palavra, mas você sabe o que seus corações estão dizendo. Algumas pessoas falam coisas de forma brincalhona, mas quando você tem o Espírito de Deus você já sabe o que está acontecendo. É por isso que acredito que Jesus pensava assim: “Mal posso esperar para morrer, porque se não morrer, essas pessoas nunca mudarão”. Então, Ele morreu, ressuscitou e agora está aqui. Então agora podemos ser mudados!

Às vezes continuamos fazendo coisas que não deveríamos fazer, pensando em coisas que não deveríamos pensar, fazendo perguntas que nunca fizemos antes de começarmos a nadar no pântano do leviatã. Porque o diabo começa a plantar em nós suas sementes corrompidas, assim como fez no jardim. Algumas pessoas nem sabem que há algo errado com elas, mas as pessoas espirituais sabem. Judas achou que estava tudo bem, beijou Jesus, até perguntou a Jesus se ele era o traidor. “Então Judas, que o traía, respondeu e disse: Mestre, sou eu? Ele lhe disse: Tu o disseste” (Mateus 26:25). Ele já estava cego pelo seu próprio engano, pelas sementes de acusação, suposição, suspeita, agitando indignação no pântano do diabo. 

Vamos voltar à história e ler Mateus 26:1-16. Gostaria de falar sobre um veneno muito perigoso chamado indignação! Vemos claramente nesta história como Judas estava tentando difundi-la entre os discípulos. Mas mesmo que Jesus soubesse antes mesmo da traição acontecer, Ele não tentou impedir Judas. Às vezes tentamos parar o diabo, mas a única pessoa que pode parar o diabo é aquela que foi alcançada por ele. Judas pensou que fosse apenas mais um dia de ceia. Quando nos familiarizamos tanto de uma forma passiva com a Palavra de Deus, com o Espírito de Deus, não crescemos em discernimento. Que nunca venhamos a ficar tão familiarizados com a Palavra de Deus. Devemos temê-la, reverenciá-la e obedecê-la. Até mesmo uns com os outros familiaridade pode ser perigoso.

O espírito religioso está sempre por aí tomando notas, tentando encontrar falhas, algo errado, tentando entender as coisas, tentando entender o ministério de Jesus, tentando entender isso e aquilo quando eles não conseguem porque são todos carnais. Mas no final eles só querem encontrar algo para acusar Jesus! Eles estão sempre consultando uns aos outros – como consultaram Caifás – com coração corrompido para ver se conseguem trabalhar juntos. Judas começou a questionar Jesus sobre o porquê Dele estar fazendo isso e aquilo. Ele estava tentando desviar as pessoas para sua própria carnalidade. Pessoas religiosas conspirarão com espíritos religiosos. Judas foi conspirar com os líderes religiosos. O que você pode me dar? Perguntou Judas. Jesus não se importava com o dinheiro, caso contrário Ele nunca daria o saco de dinheiro para um ladrão cuidar. Jesus sempre estará preocupado com o nosso coração, intenções, motivos e agendas. 

Indignação… Foi disso que Judas se encheu quando ele tentou despertar a indignação entre os discípulos! O inimigo quer que você pense no que ele está pensando, ele até o faz questionar coisas que você nunca questionou antes. “Isso é verdade?”, o inimigo fará com que você se pergunte e de repente você começa a duvidar das coisas que antes tinha 100% de certeza. Judas ficou cheio de indignação e ele começou a questionar Jesus.

As pessoas religiosas estavam sempre tentando encontrar alguém para se juntar à sua conspiração religiosa. Vamos ler Mateus 26:1-16. “Reuniram os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos, para que prendessem Jesus e o matassem.” Nesta mesma passagem, vemos a mulher com um vaso de alabastro focando em tudo que Deus estava focando. Foi um desperdício (versículo 8), pensou Judas. A indignação de Judas o fez conspirar contra Jesus. Judas pensou que Jesus o tinha tratando injustamente! Nos sabemos que Deus não faz acepção de pessoas (Romanos 2:11). 

Aqui estão algumas coisas que o impulsionam a agir com indignação: Pensar que tem recebido um tratamento injusto, ressentimento, ciúme, mal-entendimento, descontentamento, raiva, angústia, infelicidade, descontentamento, insatisfação, desprazer, mágoa, dor, aborrecimento, ofensa, autojustificação, exasperação, aborrecimento, irritação, frustação, agravamento. Estas são as coisas que o diabo usa para provocar indignação! Pessoas religiosas ficam irritadas com pessoas que andam em liberdade. Jesus os irritou porque Ele era a liberdade em pessoa! Aqui está o exemplo de um homem que não tinha nada do diabo nele (João 14:30). Mas o cego sempre vê mal em tudo, mas não veem em si mesmo. Isso é conspiração religiosa. 

Agora vamos ver quem realmente iniciou a indignação! Vamos ler João 12:1-8. Geralmente há uma pessoa que começa com isso fazendo com que outras passem a prestar atenção em coisas que antes nem estavam prestando atenção. Esta passagem mostra que foi Judas! Nunca vimos Jesus alertando Judas constantemente, porque Ele já sabia de sua traição antes mesmo dela acontecer. Mas Deus deixou Jesus ver dentro do coração dele, e viu satanás lá dentro. “Então Satanás entrou em Judas Iscariotes, que era um dos Doze” (Lucas 22:3). “Por que este óleo não pode ser vendido e dado aos pobres?” (versículo 9), perguntou Judas cheio de indignação! Não porque ele se preocupasse com os pobres, mas consigo mesmo. Deus vai te amar da mesma forma, caso você O traia ou não, nós, como irmãos e irmãs, devemos amar da mesma maneira.

Depois de sentir indignação, vem a próxima fase: conspirar. O dicionário diz que significa fazer planos secretos em conjunto para cometer um ato ilegal ou prejudicial, conspirar, tramar uma conspiração, formar uma conspiração, tramar, traçar planos, intrigar, conspirar, ser conivente, colaborar, manobrar, trabalhar de mãos dadas, ser um acessório, estar em um enredo, confabular. Judas fez os discípulos pensarem em um motivo para justificar a indignação, mas eles não morderam a isca, então ele teve que procurar outra pessoa. Temos que matar a indignação ou um dia poderemos ultrapassar os limites. Mas porque os discípulos não cruzaram a linha, Judas teve que encontrar outra pessoa. Algumas pessoas podem não fazer a trama diretamente, mas se tornam cúmplices da trama! Você não enfiou a faca nas costas da pessoa, mas também não impediu que alguém fizesse isso, você não denunciou, você concordou. De acordo com Jesus, somos culpados da mesma maneira como se tivessemos fazendo o ato de esfaquear alguém no mundo. Somos chamados para amar até mesmo nossos inimigos. Mesmo que você não seja aquele que segura a faca, mas se estiver ajudando e feliz com o resultado, ainda assim você é culpado. A palavra diz em Mateus 5:28, mesmo que você olhe para uma mulher com desejo, você já cometeu adultério. Além disso, em Tiago 4:17: “quem sabe o que é certo fazer, mas não o faz, está pecando.” Então, se você não derrubar isso, repreender ou participar de uma conversa sobre isso sem confrontar, você está pecando. Você deveria estar fugindo desse tipo de enredo. Qual é o plano desta trama: matar, roubar e destruir! O inimigo é unico que está fazendo tudo isso, mas ele precisa primeiro encher alguém de indignação para que ele possa cumprir seus planos, para colaborar com seus planos. Mesmo que você não segure a faca ou entregue a faca para a pessoa, você pode ser quem diz ao outro onde comprá-la.?Isso é basicamente um coração mau para Deus, você é tão culpado quanto Judas e os líderes religiosos que estavam confabulando com Judas. Quando as pessoas vierem tentá-lo para fazer parte de sua conspiração religiosa, não coma de seus frutos estragados. “Todas as suas fortalezas são figueiras com figos temporãos, se o sacodem, caem na boca do que os há de comer” (Naum 3:11). Não seja o comedor delas!

Foi isso que Corá e Absalão formaram: uma rebelião, não apenas contra Moisés, mas indiretamente contra o próprio Deus, contra o Seu Corpo. Isso me lembra Naum 1:9: “O que você conspira contra o Senhor? Ele dará um fim total a isso. A aflição não surgirá uma segunda vez”. E “De ti sai aquele que trama o mal contra o Senhor, um conselheiro perverso” (Naum 1:11). Ambos formaram uma rebelião contra Deus! Se fizermos isso uns com os outros, estaremos indo contra o próprio Deus! Não importa contra quem estamos indo, se Davi, Jesus, Paulo, Moisés ou quem quer que Deus tenha dado o manto, a posição ou a visão! Estamos fazendo isso para Deus, indo contra Deus... indiretamente! Mas o inimigo o faz pensar, ah... é só contra aquela pessoa! Não. Jesus é a cabeça do Corpo, nós somos os membros. Isso afetará a todos nós! É por isso que 2 Coríntios 5:16 nos diz para não conhecermos nenhum homem segundo a carne! Não somos apenas pessoas comuns, somos todos pessoas reais no Reino de Deus! Quando começamos a colaborar com o inimigo passamos a agir em conjunto, unindo forças, tornamo-nos seus aliados, cooperamos com as trevas, unimos forças com o mal. Judas conspirou com muitos governantes religiosos. Ele estava tentando provocar divisão entre os discípulos. Deus chama isso de abominação (Provérbios 6:16-19)!  ?

Tudo isso vem do espírito de rebelião. Corá liderou uma revolta contra Moisés; ele morreu, junto com todos os seus co-conspiradores, quando Deus fez com que a terra abrisse a boca e o engolisse e a tudo o que lhes pertencia. “E a terra abriu a sua boca e os engoliu com as suas casas, e a todos os homens que pertenciam a Corá, e a todos os seus bens” (Números 16:31-33). Números 16:1–40 indica que Corá se rebelou contra Moisés junto com Datã e Abirão e 250 co-conspiradores. Todos os 250 foram punidos por sua rebelião quando ofereceram incenso a Deus em braseiros e o fogo celestial dos incensários consumiu todos eles. Veja o que aconteceu com Absalão: “E ele tomou três dardos em sua mão, e atravessou com eles o coração de Absalão, enquanto ele estava ainda vivo no meio do carvalho. E dez moços que carregavam a armadura de Joabe se posicionaram em volta e feriram Absalão, e o mataram. E Joabe soprou a trombeta, e o povo retornou da perseguição a Israel; porque Joabe conteve o povo(2 Samuel 18:14-16). Veja o que aconteceu com Judas: Judas se enforcou! (Mateus 27:3-10). Isto é o que acontece quando começamos a agir com coração maligno, sem temor do Senhor. Agora que temos a Palavra do Senhor para nos manter atentos, para nos manter conscientes dos ardis do inimigo, eventualmente diremos coisas da abundância do coração, do coração puro ou impuro! Até mesmo suas próprias orações podem consumi-lo se vierem de um coração maligno e corrompido! As pessoas cumprem todos os seus deveres religiosos, mas mesmo dando uma oferta precisamos ter o temor do Senhor! Reconcilie-se primeiro com seu irmão e depois traga sua oferta e entregue-a a Deus (Mateus 5:24).

Por que achamos que essas histórias estão na Bíblia? Para nos alertar do que o diabo quer fazer através de nós e nos mostrar que somos capazes de deixar as coisas entrarem em nossos corações! Todas essas pessoas estavam servindo de exemplo para lembrarmos. As pessoas se preocupam com as imperfeições umas das outras quando Deus está muito mais preocupado com o pecado contra o Seu Corpo! Deus está preocupado com irmão contra irmão! É uma abominação ir contra o Corpo de Cristo e espalhar indignação e discórdia. Oh, estou apenas passando por um dia ruim... Não funciona assim no Reino!

Por quanto tempo Jesus falou sobre espírito religioso? O tempo todo! Por quanto tempo Jesus confrontou espíritos nos fariseus e saduceus? O tempo todo! Mas houve um momento específico em que Jesus disse a Judas: “O que você faz, faça-o rapidamente” (João 13:27)… Durante anos Judas tentou ser contagioso, mas quando ele nao conseguiu que os outros discípulos colaborassem com ele, ele foi atrás daqueles que ele sabia que não eram a favor de Jesus. Foi então que você começou a brincar com o leviatã. Ele estava brincando com cobras, esquecendo-se que cobras mordem e são venenosas. Jesus os chamou de raça de víboras (Mateus 12:34-37). Eles estavam decididos a encontrar uma razão para matar Jesus, foi uma conspiração silenciosa, eles não disseram essas palavras em voz alta. A multidão não os ouviu falar sobre isso até que isso se tornou uma abundância em seus corações. Esta foi uma atividade religiosa. Os discípulos não ouviram isso. Mas era exatamente isso que eles estavam decididos a fazer. Não precisamos nem dizer alto uma palavra fútil, podemos mostrar a abundância do coração com os nossos gestos, com os nossos gestos, revirando os olhos, com os sussurros, ou mesmo com o seu próprio silêncio. Palavras não ditas podem ser ouvidas quando podemos discernir os corações do homem.

Por que você está procurando por sabedoria ao consultar com os mortos? “E, estando eles com medo e inclinando o rosto para o chão, disseram-lhes: Por que procurais entre os mortos o vivente?” (Lucas 24:5-6). Não dê ouvidos a um conselheiro perverso (Naum 1:11). Judas foi consultar o conselheiro perverso. Não cometa o mesmo erro. Por que os procuramos para ajudá-los a realizar algo? Sua trama acabará matando-o, sua comunhão com o Corpo, seu destino, seu chamado! Nunca devemos consultar os mortos, nem bruxas, nem espíritos religiosos. Jesus está dizendo: “Eu posso te explicar tudo, para entender Meus passos você precisa nascer de novo. Simplesmente acontece quando você nasce de novo, você é filho do orgulho. Eu vou humilhá-lo!”

Vamos ler Judas 5-19. Como você que sabe disso, uma verdade tão grande, pode cair nessas mentiras? Aquelas pessoas de Sodoma e Gomorra serviram de exemplo para nós! Como podemos ver o amor em Deus quando Ele incendiou uma cidade inteira e matou milhares de pessoas? Você tem que ter olhos do Espírito! Nunca vejo Deus como um destruidor, mas vejo-O como um amante. As pessoas religiosas veem Deus como um destruidor, mas nunca se viram como um destruidor! Elas continuam sendo lideradas pelo espírito assassino o tempo todo. Estamos sendo mortos o dia todo, mas não estamos matando ninguém em nossos corações. Nenhum homem será julgado pelo tempo em que viver na ignorância, mas nós já não somos ignorantes! Já temos esse conhecimento do bem e do mal, mas o Espírito Santo veio dentro de nós para trazer o conhecimento de Cristo! É isso que faz a diferença!

Pare de pensar no motivo pelo qual você deveria conspirar contra seu irmão. Ou você será atormentado como Judas foi. Seus pensamentos estão sendo lidos. Ninguém precisava falar com Jesus sobre Judas, Ele já sabia disso. Quanto mais você pensa sobre coisas impuras, maior é a probabilidade de fazê-lo. “Da mesma forma, também esses sonhadores imundos contaminam a carne, desprezam o domínio e falam mal das dignidades” (versículo 8). Falar mal das dignidades, falar mal do seu irmão e da sua irmã... Todos somos dignidades aos olhos de Deus, não importa o seu ofício no Corpo, o seu dom no Corpo, somos todos sacerdotes reais no Reino de Deus. Pessoas carnais estão sempre falando mal de coisas espirituais e de pessoas espirituais! “Mas estes falam mal daquilo que não sabem; mas o que sabem naturalmente, como animais brutos, nessas coisas eles se corrompem” (versículo 10). Algumas pessoas seguiram o caminho de Caim (versículo 11). Qual é o caminho de Caim? A forma religiosa, o espírito assassino! Ele matou seu irmão por causa de ciúme! Aqueles que andam por este caminho perecerão na contradição de Coré. Bem aqui no Novo Testamento eles estão falando novamente sobre Coré porque esse espírito ainda está operando entre nós! A carnalidade da mente e dos corações faz com que você ande pelos desejos da carne! Nuvens sem água… Pessoas sem o Espírito Santo nelas, falando a partir da sua própria imaginação. Mas seus frutos murcharam, formando ondas do mar, espumando a própria vergonha! Eles estão sempre pensando e se movendo de acordo com o que veem no natural, carnal, carnal e emocional. Acabam se separando daqueles que são espirituais. Sou espiritual porque Deus é Espírito e sou um com Ele!

“A quem perdoais alguma coisa, eu também perdôo: porque se perdoei alguma coisa, a quem perdoei, por amor de vós perdoei na pessoa de Cristo; para que Satanás não se aproveite de nós: pois não somos ignorantes de suas artimanhas. Além disso, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta do Senhor se abriu para mim” (2 Coríntios 2:10-12).

Alguns de vocês ignoram muito suas artimanhas porque não deram ouvidos às advertências do Senhor. Você deve saber quando o diabo está em seu meio! Você deve parar de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Pessoas hipócritas estão sempre comendo daquela árvore. Sua própria moralidade fica acima até mesmo da Palavra de Deus.

“Para aqueles que, pela perseverança paciente em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade, a vida eterna; mas para aqueles que são contenciosos e não obedecem à verdade, mas obedecem à injustiça, indignação e ira, tribulação e angústia sobre toda alma do homem que pratica o mal, primeiro do judeu, e também do gentio” (Romanos 2:7-9). As pessoas obedecem à injustiça, por causa disso a indignação e a ira, a tribulação e a angústia cairão sobre elas! Você está tão cheio de indignação, mas por causa disso terá que enfrentar a indignação de Deus: “Quem pode resistir à Sua indignação?” (Naum 1:6). Lembre-se, a vingança pertence ao Senhor (Salmos 94:1). Ela não pertence a você! Alinhe seu coração! Não faça o trabalho sujo de satanás! Há tantos entre nós que são contagiosos e não obedecem à Verdade! Não podemos nos mover pelos nossos aborrecimentos e emoções, ou sentimentos! Você certamente passará por tribulações se fizer o mal! Às vezes, você me aborrece e às vezes eu o aborreco. Mas qual de nós permanecerá limpo aos olhos de Deus?! Então, arrependa-se, acredite na Palavra e siga-a! Você ainda precisa saber por que passa por tormento?

É disto que o Espírito religioso o enche: indignação: “E das cidades circunvizinhas veio também uma multidão a Jerusalém, trazendo enfermos e atormentados por espíritos imundos; levantaram-se, e todos os que estavam com ele (que é a seita dos saduceus), e ficaram cheios de indignação, e lançaram suas mãos nos apóstolos, e os colocaram na prisão pública” (Atos 5:16-18). Agora, os discípulos estavam fazendo todas essas boas obras, mas isso não era suficiente! As seitas religiosas ainda procuraram por algo errado com eles! Eles estão sempre focando a coisa errada! As pessoas religiosas sempre ficarão cegas para qualquer bondade em você!

“E o terceiro anjo os seguiu, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta e a sua imagem, e receber a sua marca na testa ou na mão, esse beberá do vinho da ira de Deus, que é derramado sem mistura no copo da sua indignação; e ele será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro: E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm descanso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e todo aquele que receber o sinal do seu nome”. Apocalipse 14:9-11

Se você não parar de beber do cálice da indignação do diabo, você terá que beber do cálice da indignação de Deus no final do seu dia, ou da sua vida! Não é isso que nosso Pai tem para você, para Seu povo e Sua noiva! A ira de Deus não é para você, mas para os filhos da desobediência! “Pois a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade na injustiça” (Romanos 1:18). Então, saia de qualquer tipo de conspiração da qual você esteja fazendo parte hoje! Tudo começa no seu coração, depois vai para a sua mente e depois é feito pelas suas próprias mãos.

Porque no final das contas tudo se resume à traição, trair a Deus, nossos votos, nosso amor e uns aos outros, então nos tornamos profanos, sem controle, desleais e começamos a ser guiados pelo espírito de assassinato e esse é o propósito principal da conspiração religiosa.

“Pai, oramos para que não conspiremos com o espírito religioso, com nós mesmos, com o nosso próprio desejo, só conspiraremos com o Espírito Santo e o pão da vida, Você é o Verbo que se fez carne então agora precisamos deixar a Sua Palavra se tornar carne em nós. Continuaremos bebendo do Seu sangue e seguindo o Cordeiro. Daremos frutos e nossos frutos permanecerão. Não seremos jogados de um lado para o outro, seremos enraizados e alicerçados no amor, na revelação e em Cristo. Temos a mente de Cristo e conheceremos todos as artimanhas de satanás. Não as seguiremos! Quem tiver fome e sede será saciado. Nós lhe damos nossos olhos e ouvidos. Pai, não deixe que nosso coração seja levado cativo pelo diabo, pelos meus próprios ardis, sentimentos e olhos. Dê-me seus próprios olhos, ouvidos e vida! Porque quando tenho a Sua vida, tenho o poder da ressurreição trabalhando em mim. É o poder de Deus que me livrará da tentação do velho homem. Não conspirarei contra você e contra meus irmãos e irmãs. Quebro agora mesmo todos os compromissos e alianças que fiz em meu coração com qualquer trama de conspiração, hoje e para sempre! Amém.”

Por- Shane W Roessiger

BAIXE LIVROS GRÁTIS: https://www.hothouseoftruth.com/free-book-download/


Comments (0)


Add a Comment





Allowed tags: <b><i><br>Add a new comment: