O CORAÇÃO


Assim diz o SENHOR: Amaldiçoado seja o homem que confia no homem, e torna carne o seu braço, e cujo coração afasta-se do SENHOR. Pois ele será como o arbusto no deserto, e não verá quando o bem chegar. Porém habitará os lugares secos no deserto, em uma terra salgada e não habitada. Abençoado é o homem que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR. Pois ele será como uma árvore plantada próximo às águas, e que estende as suas raízes até o rio, e não verá quando o calor chegar, porém a sua folha estará verde, e não terá preocupação no ano de seca, e nem cessará de produzir fruto. O coração é enganoso acima de todas as coisas, e desesperadamente perverso; quem pode conhecê-lo? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu sondo os rins, para dar a cada homem conforme os seus caminhos, e conforme o fruto dos seus feitos. Como a perdiz assenta-se sobre ovos, e não os choca, assim é aquele que adquire riquezas, porém não da maneira correta; ele as deixará no meio dos dias, e no seu fim será um tolo. Um trono alto e glorioso desde o início é o lugar do nosso santuário. Ó SENHOR, a esperança de Israel, todos que abandonam a ti serão envergonhados, e aqueles que se afastam de mim serão escritos na terra, porque eles abandonaram o SENHOR, a fonte de águas vivas. Cura-me, ó SENHOR, e eu serei curado; salva-me, e eu serei salvo, porque tu és meu louvor. Eis que eles me dizem: Onde está a palavra do SENHOR? Deixe-a vir agora. Quanto a mim, não me apressei em ser um pastor para seguir a ti, nem desejei o dia da aflição. Tu sabes; o que saiu dos meus lábios estava correto perante a ti. Não sejas um terror para mim, tu és minha esperança no dia do mal. Estejam confundidos, aqueles que me perseguem, porém não me deixe confundido. Que eles estejam consternados, porém não me deixe ficar consternado. Sobre eles traz o dia do mal e destrua-os com dupla destruição. Assim me disse o SENHOR: Vai e permanece no portão dos filhos do povo, pelo qual os reis de Judá entram, e pelo qual saem, e em todos os portões de Jerusalém. E dize-lhes: Ouvi vós a palavra do SENHOR, vós reis de Judá, e todo Judá, e todos os habitantes de Jerusalém, que adentram por estes portões.” Jeremias 17:5-20. 

“Pai, nós oramos pelo nosso coração. Pai, nós temos que guardá-lo, porque dele flui as questões da vida. Pai, você diz que o nosso coração é enganoso e perverso mais do que todas as coisas, e quem o dominará, quem o conhecerá. Pai, você conhece todas as coisas. Você conhece cada pensamento, cada motivo, tudo, oh Deus. Pai, eu peço que nos dê um coração puro e mãos limpas para adorá-Lo, um coração puro para amá-Lo, e um coração puro para obedecê-Lo. Pai, não irei exaltar a minha situação. Não irei exaltar a minha perseguição. Não irei exaltar o que acho que é certo. Pai, eu sei que Você sabe todas as coisas, e que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. Meu propósito é sempre o Seu propósito. Você nos criou para o Seu propósito, e tem sido incrível. Até mesmo se distrairmos do Seu propósito, Você usa tudo isso para criar o que é bom. É maravilhoso saber que Você é Deus, e nós não somos. Opere em nós o seu bom prazer!”

“Pai, eu sei que satanás gostaria de entrar no nosso coração. Veja, satanás estava operando em Judas, e entrou no coração dele. Pai, você disse que o nosso coração é como um lugar de onde saem todas as coisas. A fonte de todas as coisas é o coração do homem. Pai, mostre-nos que Sua Palavra é a proteção para o nosso coração. Pai, nós perdoamos não porque estamos certos, mas porque Você nos perdoou, porque éramos pecadores. Eu oro, oh Senhor, para que tudo quanto Você tenha para que eu faça possa ser feito para a Sua glória e louvor.”

“Pai, eu não sou responsável em trabalhar a salvação de cada pessoa. Eu irei trabalhar a minha própria salvação. Eu oro para que todos trabalhem a sua própria salvação com temor e tremor. Pai, eu Lhe agradeço, Pai. Você sempre prevalece! Pai, entregamos o nosso coração, Deus. O coração é perverso sobre tudo, e ele pode nos enganar se for pela Sua graça. Pai, nos humilhamos debaixo de Sua mão poderosa. Pai, Seus caminhos são mais altos que os nossos caminhos. Seus pensamentos são mais altos do que nossos pensamentos. Quanto mais entramos em Você, mais vemos tudo, mas não cabe a nós, que vemos, nos ofender pelo Senhor. Não podemos aceitar o peso sobre nós. Pai, dê-nos olhos para ver e ouvidos para ouvir, não apenas olhos para ver o que Você vê, não apenas ouvidos para ouvir o que Você fala, mas ensina-nos a guardar o nosso coração. Jesus, você vê cada motivo, cada situação. Não há nada que esteja escondido. Nada mesmo. Nem folhas de figueira. Nem desculpas. Nem debates. Nem orgulho. Nada pode esconder o nosso coração de Você.” 

Eu acredito que o Senhor está dando os Seus olhos de fogo para os Seus remanescentes. Os olhos de fogo enxergam tudo, mas não julgam ninguém. Uma vez que conhecemos as coisas que Ele nos mostra, e uma vez que O conhecemos, entenderemos que as coisas que nos incomodam nem sequer O incomodam. Algumas pessoas que não O conhecem são guiadas pela letra e nem sabem o que Deus quer e o que realmente O incomoda, como a hipocrisia, a manipulação e a falta de perdão. Essas coisas vêm do coração e é isso que contamina o homem. Ele disse que essas são as piores coisas. Não é nem mesmo cair nas coisas da carne. São as coisas do coração que Deus chama de artifícios perversos e malignos. O ciúme é como um túmulo e o amor é como um jardim.

“Pai, nós Lhe pedimos, Senhor, limpe o nosso coração. Eu Lhe dou o meu coração. Eu não quero o meu coração. Eu não quero ser o senhor do meu coração. Eu não quero ser o líder do meu coração. Eu não quero ser guiado pelo meu coração. Eu quero ser guiado pelo Seu coração e Seus caminhos. Eu não quero exaltar os meus caminhos acima dos Seus Caminhos.” Minha justiça é como trapo de imundice, não importa o quão justo eu seja (Isaías 64:6). Se eu sou o mais justo homem nesta terra ou o mais justo pregador, ainda assim, minha justiça continua sendo como trapo de imundice. Admitir isso é a forma que eu mantenho o coração limpo. Como Paulo mantinha o seu coração limpo? Saber que a sua justiça era como um trapo de imundice. Não podemos exaltar nossos caminhos acima dos caminhos Dele. Qualquer que exalta a si mesmo acima da Palavra de Deus está enganando a si mesmo, mas Deus é fiel e justo. 

“Pai, nós Lhe agradecemos, Senhor. Porque Você é o Senhor dos nossos corações. Você é o Protetor. Não me deixe cair em tentação, mas livra-me. Você tem todo o poder e toda a glória. Pai, eu Lhe agradeço. Mantenha o meu coração limpo. Mantenha minha mente em Você, oh Deus. Livra-me de feitiçaria, das flechas, dos pensamentos, e de todas as acusações do acusador dos irmãos. Não me permita nem mesmo ser usado pelo inimigo e achar que é Você, assim como muitos cheios-de-justiça própria estão fazendo. 

Quando nós saímos da Sua cobertura, Oh Deus, nós deixamos a Sua Palavra para trás. Quando nos exaltamos a nós mesmos mais do que a Você, nós Lhe abandonamos. Você é a Palavra, e a Palavra se fez carne, e a Palavra habitou entre nós, e a Palavra agora está dentro dos nossos corações. Mas quando exaltamos o nosso coração acima da Sua Palavra, começamos a escrever nosso próprio evangelho!”

“Pai, eu Lhe dou o meu coração para ser uma tábua para a Sua Palavra. Pai, Você disse que removeria o coração de pedra e me daria um coração de carne. Um novo coração. Este novo mandamento eu vos dou, “Amar a Deus com todo o seu coração, e com tudo que há em você”. Pai, tire toda idolatria. A idolatria de mim mesmo. A idolatria de achar que o que eu acho deveria ser. A idolatria da minha própria justiça. A idolatria de pensar errado. A idolatria de receber as palavras erradas, do diabo, de acreditar, e entrar em concordância negativa com mentiras.”

Não há mentiras no amor. O Amor não mente. No início era a Palavra, e a Palavra era Amor. E a Palavra e o Amor veio e nos mostrou o caminho. Ele nos mostrou o caminho, e quando conhecemos o caminho, não temos mais desculpas porque não tem sacrifício. Agora, tudo diz respeito à obediência. É tudo a respeito de começar a fazer a coisa certa de acordo com a Palavra de Deus. Então, o poder estará bem ali. 

“Pai, ajuda-nos. Ajuda-nos a andar em Seus passos de Justiça. Você é o caminho, a Verdade e a Vida”. Eu não sou o caminho. Eles e eu não somos o caminho! Nós não somos o caminho! Você (leitor) não é o caminho. E eu não vou buscar um selecionador de versículos-favoritos para me permitir caminhar à minha maneira. Este evangelho pervertido diz respeito às pessoas que trazem os espíritos de Jezebel para dentro quando Deus está falando aos corações. Elas são tão enganadas. Elas saem da cruz, e têm exaltado suas passagens bíblicas acima do Espírito de Deus. Pai, não nos deixe exaltar nossos versículos favoritos acima do Seu Espírito. Espírito Santo, confiamos em Você. Não confiamos no nosso próprio entendimento. Mas Lhe reconhecemos em todos os nossos caminhos, Pai, até mesmo quando Você está em silêncio e até mesmo quando estamos passando por um teste. É até melhor para mim não fazer qualquer coisa do que fazer a coisa errada. 

Que sejamos vasos. Pai. Nós somos os Seus vasos. Envia-me. Obrigado, Pai. Eu Lhe dou o meu coração por inteiro. Obrigado, Pai. Quando Você me deu aquela visão de toda a minha carne sendo desvestida de mim, Você me disse que se eu entregasse todo o meu coração, então eu seria feliz. A idolatria que tentar achar alegria fora de um lugar onde o coração não é submisso, nisso de nada aproveitará. É impossível. Para aqueles são cisternas vazias que sempre secam. Estas coisas nunca os satisfarão, mas continuam sedentos indo atrás destas coisas, e nunca achamos a felicidade e contentamento. 

O servo não é maior que o seu Senhor (João 13:16). Se Jesus, que é nosso mestre, é também o maior servo de todos, que tipo de servo você deveria ser? Ser o maior no reino é ser servo de todos. Ser o maior vaso do reino é ser o maior servo.

“Pai, Seus caminhos são mais altos do que os nossos caminhos. Não tem nada do qual você não saiba. Não tem nada que alguém possa fazer que Você não saiba. O amanhã já foi visto por Você. Se eu entrar em uma vala amanhã, hoje, Você sempre saberá onde eu estarei amanhã. Eu não posso ficar irado com Você amanhã porque hoje Você estará tentando me mostrar a vala que estarei caminhando em direção a ela.  

Mas eu quero fazer as coisas da minha própria forma, e então caímos na vala. Caímos no cocô. Ficamos irados com Deus por estas coisas, mas Ele reage como, “Eu estava lhe dizendo, não faça isso. Não faça aquilo”. Ele já nos deu a mente de Cristo. Jesus Cristo tinha uma mente submissa. Ele nem queria fazer qualquer coisa na festa de casamento, mas Ele submeteu a mente Dele com uma simples oração, “Não a Minha vontade, mas a Sua vontade seja feita”. Jesus nem estava prestando atenção na carne do homem, e ele então sempre se submeteu. Minha submissão é a minha adoração. Quando Lázaro foi ressuscitado, Jesus Cristo se submeteu ao Pai. No Jardim, quando estava suando grandes gotas de sangue abundantemente, Ele se submeteu. Tudo diz respeito a Deus e ao homem, e ao homem e Deus. Então, quando você está neste lugar de submissão - tudo funciona perfeitamente. Ele sempre submetia aquilo que Ele queria fazer a aquilo que Ele viu nos céus, a aquilo que o Pai estava fazendo. Agora, nós temos a mesma oportunidade com o Espírito Santo. 

Não importa o que Deus está dizendo para o outro fazer; se preocupe com o que Deus está falando para você fazer. Assim que trabalhamos a nossa própria salvação. Aquilo que você faz, Você deve prestar contas. Eu tenho que prestar contas daquilo que Deus me pediu para fazer. E pronto! Não diga; “Por que eles têm que fazer aquilo?” Não importa, Deus é Deus. Não diga, “Por que ele não trabalha, e por que este outro não precisa de uma profissão?” Quem se importa? Você está fazendo aquilo que Deus lhe pediu para fazer? 

Uma vez que você é fiel no pouco, Ele irá lhe dar os desejos do seu coração. Mas quando você sempre reclama, você nunca alcançará aquele lugar de liberdade onde terá a chance de fazê-lo ou não fazê-lo. Isto que ocorreu com Caim e Abel. Caim estava sempre olhando para o outro lado, para Abel. “Como pode ele…?” Ele pensou. Apenas faça o que você supostamente deveria fazer. Mas o coração de Caim se irou, pois ele ficou irado preocupado com o que o irmão estava fazendo ou não fazendo. Ele queria o trabalho que foi confiado a Abel. Este é o problema: observar os outros para tentar ser como seu irmão ou tentar ter o que ele ou ela tem. Isto é chamado de cobiça, e não é bem aceito no coração de Deus. Pensamento como: “Como assim? Ele sempre é escolhido para ir às nações? Eu nunca vou”. Por causa de pensamentos assim, não conseguimos nem ver a bondade de Deus. Nosso coração é enganoso. Tudo seca, e desta forma nem conheceremos a bondade de Deus. Nisso, nós nos tornamos cegos e apáticos para tudo quanto Ele tem, e tem feito em nós. 

Todo mundo quer que lhes sejam dados os passos a seguir ou que tipo de orações fazer. Quando tudo diz respeito à obediência, e nada mais. Como Ele disse em Jeremias 17:5-7 “Abençoado é o homem que confia no Senhor, e cuja a esperança é o Senhor” (verso 7)... "Assim diz o SENHOR: Amaldiçoado seja o homem que confia no homem, e torna carne o seu braço, e cujo coração afasta-se do SENHOR." (verso 5)… “Pois ele será como uma árvore plantada próximo às águas, e que estende as suas raízes até o rio, e não verá quando o calor chegar, porém a sua folha estará verde, e não terá preocupação no ano de seca, e nem cessará de produzir fruto” (verso 6). Sem águas vivas. Apenas lugares secos. Eu estava morrendo quando me afastei de Deus e comecei a confiar em mim mesmo.

Eles não verão quando o calor chegar…” Confie no Senhor. Confie no Senhor com tudo. Se não fizermos assim, chegaremos a um lugar muito duro onde seremos lançados de um lado para o outro com tudo que nos irrita. Eu não deixo as pessoas me incomodarem mais. As pessoas têm patamares muito diversos. Eu não estou falando apenas para pessoas na igreja, para a família cristã ou no trabalho. Você pode estar em um lugar onde nada o incomoda; isto significa, que não será afetado. Não significa que você não sabe do que está acontecendo, mas significa que isso não entra no seu coração. Você pode estar neste lugar onde o Senhor protegerá o seu coração, e não precisará ter que fazer isso. Este é o lugar onde Paulo vivia. Provérbios 3:5-6… confiando no Senhor com todo o nosso coração. Muitos confiam em si mesmos; em suas carnes, no mundo, em médicos, em conselheiros, ou em outras coisas. Mas Provérbios diz para confiar no Senhor de todo o coração.

Alguns de nós confiamos com a metade do nosso coração. Eles pensam em seus corações, “Eu confio em Deus este tanto aqui. Eu confio em Deus para esta situação. Eu confio em Deus para finanças”. Mas muitos ainda têm muitos conflitos para conseguir confiar totalmente no Senhor. Com “TODO O SEU CORAÇÃO” tem o mesmo peso de confiar no Senhor com “TUDO EM MINHA VIDA”. Porque o nosso coração é o tudo. Se você confiar com apenas metade do seu coração, então estará confiando com metade das coisas. Não se apoie no seu próprio pensamento, no seu próprio entendimento. Sempre reconheça-O. Isso não significa apenas saber que Ele é Deus. Deixe-O guiar, e Ele direcionará os seus passos. Isto é promessa. Mas quando paramos de confiar Nele começamos a direcionar nosso próprio caminho. Então devemos passar por tudo isso para voltar ao caminho quando não tínhamos nem que ter saído do caminho, nunca. Quando Ele tem todo o seu coração, Ele tem todos os seus passos, o tempo todo. Sem Deus, o coração é enganosamente perverso. Eu não me importo com o quão boa pessoa você é. Deus irá até mesmo revelar a você o coração do homem para o proteger. Mas quando você usa isso contra a pessoa, Ele lhe mostrará cada vez menos, pois não pode confiar em você. Então, quanto mais Ele puder confiar em você, mais Ele lhe mostrará, e mais se tornará como Cristo pois Ele sabe todas as coisas.    

Ele disse que deveríamos conhecer todas as coisas (João 16:13), e todas as coisas significa todas as coisas. A religião diz que Deus sabe de todas as coisas, mas que somos apenas sujos; não, nós sabemos todas as coisas por causa do Espírito da Verdade. Ele nos chama de participantes da Sua glória (2 Pedro 1:4). Ele nos chama de coerdeiros (Romanos 8:17). Ele nos chama de uma nova criatura (2 Coríntios 5:17). Ele nos chama de santos (1 Pedro 1:15). Ele nos chama de templos (1 Coríntios 3:16-17) Dele: os dons pertencem a Ele. O Espírito Santo irá revelar todas as coisas, ou começará a esconder as coisas. Não é que Ele não o ama, mas é que Ele não pode confiar em você. Ele não lhe dará algo que o manterá em conflitos. Se Ele começar a lhe dar dádivas, e você começar a ter conflitos e problemas com isso, Ele não o fará mais. Se você ouve o Senhor, e fala as Suas Palavras, mas se acrescentar mais coisas, então, Ele vai parar de falar com você. 

Se você é uma sentinela e começa a ver e a fazer as coisas fora do Espírito e se fizer na carne, Ele deixará de lhe mostrar as coisas. 

Assim como a unção. Se você parar de usar a unção, Ele simplesmente para de derramar o óleo. Não quer dizer que isso é porque Ele não o ama, mas é porque Ele não quer lhe dar algo que irá machucá-lo. Quando o seu coração estiver em um bom lugar, então, receberá mais Dele. Jesus tinha um bom coração. Ele não era uma pessoa manipulável ou falsa. Ele era real. 

As pessoas conversavam sobre Ele e diziam, “Este cara era mal”. Todos falavam sobre Ele. Ele estava certo, eles estavam errados. Judas estava errado. Os fariseus estavam errados; Jesus estava certo. Jesus não iria revelar todas as coisas só pelo fato de conhecer tudo, mas ainda assim, Ele se submetia ao Pai, e quando Ele fazia isso, as coisas eram faladas no tempo certo.

Você pode receber uma Palavra de Deus, mas ainda assim precisa ser submisso ao Espírito que lhe deu aquela Palavra. Por exemplo, eu recebi uma Palavra em um mês, mas esperei meses para entregá-la. Por quê? Porque não quer dizer que se o Senhor lhe entregar uma Palavra que já tem que correr para liberar. Estas Palavras precisam estar debaixo de uma unção e de um fluir. Mas você precisa saber que o Espírito está sujeito ao profeta (1 Coríntios 14:32). O profeta está sujeito ao profeta. O meu espírito não está sujeito a mim para continuar dando seguimento na Palavra que eu recebi com toda a força. Eu espero Nele. A unção para operar sempre vem com o óleo.

Jesus tinha a Palavra, mas por quanto tempo talvez? Ele não se apressava. Ele esperava. Ele ouvia. Então, Ele falava e confundia (1 Coríntios 1:27). Se você esperar em Deus, você também irá confundir o sábio e será uma benção. Percebe, você pode estar totalmente certo e totalmente errado quando você fala a Verdade, mas fora do Espírito. Algumas destas Palavras escrita de Deus nem mesmo é a verdade se ela não carregar o Espírito da Verdade junto com ela (Mateus 4:4). Não apenas a Palavra escrita. Jesus é a Palavra. Ele era cada Palavra que procedia da boca de Deus. 

“Então, nós oramos, Senhor, que apenas suas Palavras possam sair de nossas bocas”. Jesus nunca disse algo, e mais tarde teve que voltar e dizer, “Deixe-me retirar o que eu disse”. Nós fazemos isso muitas das vezes. Jesus nunca teve que retirar as palavras que Ele disse. Ele era a Palavra, cada Palavra procedida da boca de Deus, é assim que Ele quer que sejamos. As Palavras Dele nunca caíram por terra.  As palavras de Samuel não caíram por terra (1 Samuel 3:19), porque Samuel apenas disse aquilo que Deus o ordenou a dizer. Nós temos o mesmo mandamento como filhos e filhas. 

Às vezes, Deus nos mostra uma parte, e às vezes, temos que esperar para receber a outra parte de outra pessoa. Como por exemplo, quando alguém tem um sonho, e posso interpretar 80% dele, e então aquela uma parte da interpretação irá completar todo o sentido do sonho. Muitas pessoas querem ter sonhos proféticos, mas sofrem com eles. E guardam para si mesmos. Não, se recebeu o sonho, compartilhe. Oh, isso também é andar de mãos dadas com a submissão (Efésios 5:21).  Submeter-nos uns aos outros, é assim que os dons operam. Submeter-nos uns aos outros, então, todos irão julgar o sonho que você teve. Mas isso não acontece o tempo todo. Às vezes você consegue tudo. Mas nunca é um padrão ou uma fórmula. É sempre pelo Seu Espírito.

Nós precisamos nos submeter a nós mesmos a Ele para que possamos ser águas vivas. Então, não importa o que acontecer, se está procedendo é porque está vivo. Se está prematuro, ainda não está vivo. Está em processo de nascimento. Ainda está no ventre do Espírito. No ventre do Espírito significa que você sabe que tem uma Palavra, mas está aguardando até que seja a hora de dar à luz. Assim que nós amadurecemos nas coisas de Deus. 

“Pai, Lhe agradecemos porque Você quer que sejamos Seus vasos. Nós submetemos nossas mentes, nossa vontade e nossas emoções porque se reagirmos segundo nossas emoções, significa que estaremos submetendo-nos à nossa carne, também.” Você pode vê-Lo ao longo do dia em todas as situações. Até mesmo ouvindo uma canção; por que estou ouvindo esta canção agora? Oh, porque Deus está falando!” 

Assim como um vaso, nós devemos ser enviados para que possamos viver, ser e respirar. Devemos nos mover apenas quando Deus nos dizer para fazê-lo. Nós temos uma mentalidade religiosa de achar que ser enviado significa ir às nações e pregar em plataformas. Não… “Deus, envia-me à minha irmã, envia-me ao meu irmão, envia-me à minha mãe!” Como dar dois passos à frente significa ser enviado. “Arranque a religião de nós, Pai”. Algumas pessoas clamam, “Ó Deus, envia-me às nações,” mas nem vão aos seus vizinhos! 

“Deus, eu quero ser enviado! Deus, envia-me à oração! Envia-me para o descanso! Envia-me a estar acordado! Envia-me… e quando me enviar, eu estarei em paz. Quando me enviar, Senhor, estarei em paz. Mas quando envio a mim mesmo começo a entrar em conflito. Oh Pai, envia-me a este novo coração - o Seu, para que eu possa desistir do meu! Amém! 

Por- Shane W Roessiger

 


Comments (0)


Add a Comment





Allowed tags: <b><i><br>Add a new comment: